sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Benefícios da reciclagem


A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.
Todo lixo produzido, normalmente é recolhido pelos caminhões e levado até as centrais de reciclagem e lá é separado e classificado para o reaproveitamento. Muitas famílias sobrevivem da venda deste material. A separação do lixo, orgânico (molhado) do inorgânico (seco), é importantíssima para o processo da reciclagem, uma vez que, quando misturado dificulta no processo de "garimpagem" dos catadores de lixo.
Nosso papel neste processo é muito simples: separar o lixo que produzimos. Não é possível reciclar em quantidades significativas se não houver, dentro de nossas casas, empresas e outros estabelecimentos, a separação do lixo por tipos de materiais.
Algumas constatações merecem destaque por sua importância: as garrafas de refrigerantes (PET) são transformadas em tecido para fazer calça jeans; uma tonelada de plástico reciclada economiza 130 quilos de petróleo; depois de reciclado, o plástico ainda pode virar carpetes, mangueiras, cordas, sacos, pára-choques; reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la; diversos tipos de papéis podem ser reciclados 7 vezes ou mais. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a reciclagem proporciona à sociedade, à economia, e ao meio ambiente.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

MUNDUS IMMUNDUS


"Este final de século e de milênio está submerso na cultura do lixo. Primeiro foram os anos dourados, ao início da centúria; agora, são os anos trash. (...) Lixo sempre houve sobrando por toda parte. Ainda no século 19, as famílias burguesas e aristocráticas de Paris despejavam o penico na calçada. As práticas mais elementares de higiene são surpreendentemente recentes. Não se sabe como nossos antepassados podiam conviver com tanta imundície nos hábitos cotidianos. 'Mundus Immundus', mundo imundo, clamava Tertuliano no século II da era cristã, indignado com as torpezas morais do seu tempo e de todos os tempos".
Kujawski, G. A cultura do lixo, in: "Quem está escrevendo o futuro?" Brasília: Letraviva, 2000.

"O mundo não é imundo.(...) Mas o mundo está imundo, sujo, poluído, cheio de impurezas. Montou-se uma verdadeira indústria do lixo, no sentido literal e figurado, para processar a matéria-prima do crime, do vício, da indigência mental, do obscurantismo, da desinformação, do mau gosto e da corrupção.
FALTA DE ESPAÇO FAZ JAPÃO CRIAR DEZENAS DE CLASSIFICAÇÕES PARA O LIXO
Quando a cidade de Yokohama dobrou o número de categorias de lixo para 10, ela distribuiu um manual de 27 páginas, com instruções detalhadas sobre 518 itens. Batom entre os incineráveis; os tubos de batom, "após o conteúdo ter sido usado" em "metais pequenos" ou plásticos. Pegue sua fita métrica antes de jogar sua chaleira: com menos de 30 centímetros ela vai junto com os metais pequenos, mas acima disso com o refugo grande. (...) Em cidades pequenas e aldeias onde todos se conhecem, não separar o lixo pode ser impensável. Mas nas grandes cidades, nem todos o fazem, e talvez mais do que qualquer outro ato, separar o lixo adequadamente é considerado como prova de que se é um cidadão adulto, responsável.

domingo, 12 de agosto de 2007


Estes são os 3 R's:

Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Reduzir o desperdício, Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora, e Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado).
O termo reciclagem, tecnicamente falando, não corresponde ao uso que fazemos dessa palavra pois reciclar é transformar algo usado, em algo igual, só que novo. Por exemplo, uma lata de alumínio, pós-consumo, é transformada, através de processo industrial, em uma lata nova. Quando transformamos uma coisa em outra coisa, isso é reutilização. O que nós, como indivíduos, podemos fazer, é praticar os dois primeiros R's: reduzir e reutilizar. Quanto à reciclagem, o que nós devemos fazer é separar o lixo que produzimos e pesquisar as alternativas de destinação, ecologicamente corretas, mais próximas.
Pode ser uma cooperativa de catadores ou até uma instituição filantrópica que receba material reciclável para acumular e comercializar.
O importante é pensarmos sobre os 3 R's procurando evitar o desperdício, reutilizar sempre que possível e, antes de mais nada,
preciclar!
Ou seja: Pensar antes de comprar.Pensar no resíduo que será gerado.
Evite embalagens plásticas: elas poderão ser transformadas em produtos plásticos reciclados. O vidro é totalmente reciclável e muito mais útil em termos de reutilização da embalagem.
Preciclar é pensar que a história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade!