quinta-feira, 5 de julho de 2007

Vamos reciclar!

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença.Uma das maisimportantes é a reciclagem do lixo.O motivo é simples de entender.Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por ano.Aí se incluem materiais que são tirados da natureza, como papéis, plástico, vidro e alumínio, e podem muito bem ser reaproveitados- em vez de serem simplismente jogados em aterros sanitários e se transformar em poluição.

4 Dúvidas comuns

O que é lixo reciclável?
O lixo reciclável deve sempre estar seco e limpo.

Papéis: Todos os tipos são reciclavéis, inclusive caixas do tipo londa-vida e de papelão.Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

Plásticos:90% do lixo produzido no mundo é composto de plastico.Por isso, esse material merece uma atenção especial.Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante(pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

Vidros:Quando limpos e secos, todos são reciclavéis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

Metais:Além de todos os tipos de latas de alumínio, é possivel reciclar tampinhas pregos e parafusos.Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

Como separar lixo doméstico?

Primeiro de tudo:NÃO MISTURE O LIXO RECICLÁVEL COM O MATERIAL ORGÂNICO, como sobras de alimento e cascas de frutas e legumes.Coloque o lixo em sacos separados para plásticos, vidros, metais e papéis.

Atenção:Lave bem as embalagens, como latas, garrafas e frascos de vidro.Deixe tudo bem sequinho ates de embalar.Os papéis podem ser dobrados, mas não amassados.Os vidros, metais com pontas e outros materiais cortantes devem ser embrulhados em papel grosso(como papelão) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes,Não misture garrafas ou frascos com vidros planos.


Curiosidades:

>>O vidro
Pode ser infinitamente reciclado

>>Cada 100 toneladas de plástico
Economizam 1 tonelada de petróleo
>>A reciclagem

de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por 3 horas.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Lixo – o que podemos fazer diante desse problema?


A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano e como um processo inexorável, tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente? Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
O que pode ser feito:A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor.Embalagens: ao comprar qualquer produto, não utilize várias embalagens (caixa + sacolinha + embrulho + sacolão + fitinha + etc). Não desperdice!